Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estreia do Futebol, 100 metros, cheerleading e oito modalidades na quarta, com o CAMAT na frente
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 05h16
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 23h35

Se a terça era o Dia D, a quarta não vai deixar por menos. Serão oito modalidades. Só de futebóis, teremos quatro: futebol eletrônico, futebol de campo, futebol de salão (conhecido pelo diminutivo futsal) e o futebol americano flag (da turma dos “fut”, só ficou faltando o futmanobol). A grande novidade do dia é o início das modalidades de campo, que não se realizaram nos dias prévios devido à previsão de uma competição atlética a ocupar o local que sequer se realizou. Mas isso não importa: para quem gosta de esportes ao ar livre, o prato é cheio.

No Campo 1, começa a competição do esporte mais popular do mundo: vinte equipes disputam a competição de futebol de campo e só nesta quarta-feira serão sete jogos. A arbitragem fica por conta do Curso de Formação de Árbitros da FFDF, o principal curso do âmbito no DF que já formou árbitros FIFA como Sandro Meira Ricci (para quem interessou ano que vem deve começar um novo curso e há bolsas para estudantes da UnB). A marcação da meia-lua, da área técnica e das outras linhas que compõem o campo de futebol foi feita na manhã desta terça pelos árbitros do curso. Já dizia o Skank, “bola na rede para fazer o gol, quem não sonhou em ser um árbitro de futebol?” Ou melhor, um jogador de futebol!

O campo 2 é o palco do futebol americano flag, ou flag football. Filho do futebol americano, esporte que cresce a passos largos no Brasil em televisionamento e também em número de equipes, o flag subtrai o tackle mas não a profunda estratégia envolvida no jogo. A arbitragem fica por conta de um time da cidade, que tem treinos gratuitos para quem curtir a experiência. São nove equipes divididas em três grupos e uma mulher sempre jogando por time. Pelo visto, a bola também é oval.

Mas ainda há mais, muito mais: o Atletismo continua suas competições e o ponto alto é a disputa dos 100 metros rasos, agendada para as 17h na Pista de Atletismo do Campo 3. Quem serão os novos Usain Bolts da UnB? Perto dali, na parte da manhã, uma interessante mistura de natação com corrida começará no Lago e acabará na pista: o Aquathlon exige as habilidades distintas de nadar 200 metros e correr 2 km.

A tarde, a partir das 14h30, é a oportunidade de conferir o cheerleading, outra modalidade que vem crescendo no cenário da UnB. A mistura de dança, ginástica e música poderá ser apreciada no ginásio do Centro Olímpico em várias categorias. Em uma delas, pelo menos uma das equipes já está escalada com 36 integrantes! Isso que é jogar coletivamente.

E o futsal, o judô e o futebol eletrônico dão continuidade às suas competições, no ginásio, no Udefinho e no Auditório da FEF, respectivamente. No futsal, serão doze jogos em cada naipe, com as oitavas e quartas do masculino e do feminino sempre rolando simultaneamente cada um em uma quadra. O Futebol eletrônico, um gigantesco mata-mata de 73 jogadores, ainda está nos 32-avos-de-final em seu segundo dia de competição: quem sobreviver a essa divertida carnificina, controlando equipes como Real Madrid e Manchester United (as preferidas, por ora), e chegar à grande final terá a honra de decidir os JIUnBs na cerimônia de encerramento. Após o feminino e o -73 kg masculino, o judô prossegue com as demais categorias no tatame montado no Udefinho, ao lado da DEA.

Algumas equipes, entre as 45 que jogaram nessa segunda; acima, o atual bronze e ouro geral: Alucinada e Tijolada.

E para não dizer que não falamos de Ranking Geral

Após o cômputo das modalidades encerradas na segunda, quem amanheceu na liderança é o CAMAT, o Centro Acadêmico de Matemática, com 43 pontos. Certamente não se trata de um resultado aleatório e tem um componente probabilístico, uma vez que as modalidades que compõem o ranking, o Catan e o Xadrez, no qual o campeão foi Martino Garonzi do CAMAT, exigem um bom raciocínio lógico-matemático. Mas conseguirão os matemáticos aplicar a inteligência lógico-matemática junto da corporal-cinestésica para continuar pontuando bem em esportes mais físicos, que são a maioria das modalidades? Porque não, afinal?

Em segundo lugar, vem o CAAMB, o Centro Acadêmico de Ciências Ambientais, com 38 pontos e além da força nos esportes de tabuleiro, uma boa campanha também no primeiro dia de Futmanobol, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A Visionária caiu para o terceiro posto, mas ainda é a primeira das Atléticas, com 35. Estatística, Psicologia, Ciência da Computação e a Faculdade da Ceilândia fecham a lista dos cursos com Entidades com pelo menos duas dezenas de pontos.

16 Entidades já pontuaram e mais delas vão aparecer na próxima lista parcial, que incluirá a canoagem, o swordplay, o jiu-jítsu e o badminton realizados nesta terça-feira. Algumas das ausentes se inscreveram em grande número de modalidades, como é o caso da Energética, que mantém invencibilidade no Futmanobol. O pequeno percentual de não-comparecimentos é uma vitória para a Organização, mas já houve alguns W.O.s – a justificativa, detalhando a razão da ausência, deve ser enviada para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em: