Página inicial > Notícias > Visionária é líder após primeiro dia de competição com Catan e Futmanobol

Visionária é líder após primeiro dia de competição com Catan e Futmanobol

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 01h25
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 22h56

Miguel de Brito, da Visionária, foi o grande campeão do Catan, que contou com 36 participantes e levou a sua Atlética a inaugurar o Ranking Geral dos JIUnBs na liderança, com os 25 pontos que seriam destinados ao medalhista de ouro no jogo de tabuleiro. Vitor de Oliveira e Iuri Petry, ambos da Pulsionada, e Leonardo Sales, do CAAMB, completaram o quarteto de finalistas.

Iuri Petry, estudante de Psicologia, organizou a competição e também participou como jogador, alcançando a medalha de bronze. Ele conta que a fórmula de disputa incluiu uma primeira fase com três partidas cuja pontuação somada dava acesso às semifinais. Assim, sua estratégia foi manter uma regularidade, de forma que mesmo não vencendo nenhuma partida classificou-se.

Na parte da organização, o estudante não aguardava um número tão grande de competidores, que acabou sendo exatamente o suficiente para jogos simultâneos, uma vez que foram disponibilizados nove Catans. Nesse jogo em que os jogadores tentam dominar a ilha de Catan coletando madeira, trigo, tijolo, ovelha e pedra e construindo estradas, vilas e cidades, disputam quatro jogadores ao mesmo tempo. É a primeira vez que um jogo de tabuleiro é incluído na programação dos JIUnBs, e foi logo com um dos jogos que mais tem se popularizado nesse nicho.

Disputa acirrada no Catan

Futmanobol visionário

O sucesso da Visionária não se resumiu ao Catan, mostrando que a Entidade, que se inscreveu em um grande número de modalidades, é candidata a sustentar até o final o topo do Ranking. No Futmanobol, outra modalidade que ocorreu no sábado, a Visionária, a Atlética de Ciências Contábeis, é a atual líder da classificação após o primeiro dia da competição, que é em sistema de pontos corridos entre 7 equipes classificando-se as duas melhores para a final.

Na campanha, a Visionária venceu o CAAMB em jogo equilibrado por 7 a 6, venceu o CAAGRO por 7 a 4 e empatou em 5 a 5 com a Enxurrada, com uma boa mistura entre o jogo de mãos e o jogo de pés. A Energética empata com a Visionária com dez pontos e apenas um gol marcado a menos, e as duas são seguidas de perto por CAAMB e CAAGRO com nove pontos e Enxurrada com sete pontos.

Após abrir as competições dos JIUnBs, o Futmanobol, que é o único esporte com bola com objetivo de marcar gols disputado igualmente com mãos e pés e que mescla fundamentos de futebol, vôlei e outros esportes, volta novamente para encerrá-lo, com o último ato dos JIUnBs antes da cerimônia de encerramento (que terá as finais do tênis de mesa e futebol eletrônico em 31/10 às 12h). A final do Futmanobol é às 18h30 de domingo, 29/10. Será que a Visionária estará lá? E será que estará disputando o título de campeã-geral dos JIUnBs? A conferir nos próximos e intensos sete dias do maior evento da UnB (segundo o DCE, em termos de público participante)!

Ranking Geral dos JIUnBs (até 22/10)

1º Visionária, 25 Pontos

2º Pulsionada, 22