Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Os Dez Mandamentos do Campeão dos JIUnBs
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Os Dez Mandamentos do Campeão dos JIUnBs

  • Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 15h55
  • Última atualização em Domingo, 22 de Outubro de 2017, 19h26
imagem sem descrição.

 

Quem ocupa primeiro o campo de operações, esperando o inimigo, é aquele que se garante em posição de força; o que chega depois, lançando-se ao combate, já está enfraquecido 

Sun Tzu, estrategista chinês

 

A estratégia e o planejamento fazem toda a diferença na busca pelo título de campeão geral dos XXXII JIUnBs 2017. Ler os Regulamentos, mobilizar a comunidade, realizar treinos em esportes não tão conhecidos, organizar atletas e equipes para todas as modalidades. A contagem regressiva já começou!

 

1º Unirás tua comunidade

Os JIUnBs são o maior evento da UnB em termos de público envolvido e uma grande oportunidade para unir a comunidade do seu curso, dos calouros aos formandos, e mesmo professores, funcionários e ex-alunos, em torno do esporte. A confraternização pode inclusive render contatos importantes no futuro profissional. Além disso, os campeões costumam ser aqueles que melhor mobilizaram os estudantes matriculados no seu curso, seja para competir ou para torcer.

 

2º Defenderás teu curso

Os JIUnBs são uma competição, em última análise, de cursos (representados por Centros Acadêmicos ou Atléticas). Nada mais natural que atletas e equipes se esforcem o máximo para levar o seu curso ao topo do pódio. Os atletas, portanto, tem algo ou alguém pelo qual lutar e se superar nas disputas: os seus colegas com o qual compartilham as salas de aula e a profissão que escolheram para chamar de sua.

 

3º Respeitarás o adversário

A garra e superação do segundo mandamento, claro, precisam vir junto com o respeito ao adversário. Os JIUnBs também são uma oportunidade de confraternizar com pessoas de cursos diferentes e de conviver com toda a diversidade da UnB. Os campeões concentram em dar o melhor de si, e não procuram o conflito com os adversários, que pode até render pontos negativos segundo o Regulamento Geral.

 

4º Disputarás todas as modalidades

Os JIUnBs são compostos de 23 modalidades nos naipes feminino, masculino e misto, com 900 pontos em disputa. O curso campeão faz por merecer e invariavelmente é o que não se limita, competindo em todas as modalidades no melhor espírito do famoso bordão do Barão de Coubertin, o criador das Olimpíadas modernas. É claro, porém, que participando de todos os esportes, o título virá em pelo menos algumas modalidades, abrindo ainda mais o caminho rumo ao título geral.

 

5º Lerás os regulamentos e virás aos Congressos Técnicos

Ler o Regulamento Geral e os específicos de cada modalidade é um diferencial capaz de ampliar significativamente a pontuação de uma Entidade. No Regulamento Geral estão informações essenciais sobre as inscrições dos atletas, pontuação no Ranking Geral, punições por indisciplina e atrasos nos dias de jogos. Nos Regulamentos Específicos há datas de inscrições e do Congresso Técnico, número de atletas especiais, fórmula de disputa e... regras! As regras de cada modalidade estão na íntegra ou em forma de link, e constam ainda as adaptações e exceções à regra oficial. É sempre bom conhecê-las em profundidade (você sabia que no Futebol será permitido inscrever 30 atletas, que as substituições serão ilimitadas e os tempos terão duração de 35 minutos?). Igualmente, a presença no Congresso é fundamental! Lá serão esclarecidas regras e fórmula de disputa e sorteadas as chaves. Consulte os regulamentos.

 

6º Serás polivalente

Com tantas modalidades em disputa, os atletas polivalentes saem na frente. Caso a Entidade não tenha equipes formadas para todas as modalidades, é preciso ser inteligente. Uma abordagem possível é por blocos de modalidades. Por exemplo, futebol americano flag, rugby touch e ultimate frisbee são três modalidades coletivas que serão disputadas no campo 2 em dias consecutivos, com características similares (jogadas com as mãos, com os pontos sendo marcados na zona final do campo e naipe misto). Não há de ser difícil inscrever a mesma equipe para disputar as três modalidades. Há outros possíveis blocos em que atletas se adaptarão mais facilmente a modalidades distintas, como o dos esportes de raquete (tênis, badminton e tênis de mesa), das lutas (principalmente judô e jiu-jítsu), dos esportes coletivos jogados com os pés (futebol, futsal e futmanobol), dos esportes eletrônicos (futebol eletrônico e League of Legends), esportes de mesa (xadrez e Catan) e de percurso (aquathlon, natação, atletismo e canoagem).

 

7º Treinarás e não faltarás às competições

Em algumas modalidades, há equipes ou atletas engajados em treinos regulares. Em outras não tão praticadas, realizar um dia de treinamento específico pode representar o abismo entre a eliminação precoce e a medalha de ouro no peito. Consulte os dias de treinos disponíveis nas modalidades ou marque diretamente com o organizador de cada modalidade. A compreensão das regras e o contato prévio com os fundamentos, mesmo que num único dia, podem garantir um salto de qualidade. Além disso, é fundamental o comprometimento do atleta ou equipe em comparecer no dia das competições, uma vez que o W.O. não justificado acarreta em pontos negativos à Entidade.

 

8º Se organizarás para as modalidades simultâneas

Em 2017, haverá modalidades simultâneas. Na terça-feira, dia 24 de outubro, por exemplo, haverá competições de oito modalidades durante o dia todo. A Entidade que almeja ser campeã geral deverá organizar bem suas forças, designando os atletas com mais chances de vitória em cada um dos diferentes esportes.

 

9º Utilizarás os atletas especiais estrategicamente

Os atletas especiais (ex-alunos, alunos especiais, professores, funcionários e alunos de cursos diferentes, os chamados avulsos) são uma possibilidade prevista no Regulamento Geral nas modalidades coletivas, que deve ser ratificada nos Regulamentos específicos. Os atletas especiais, usados com parcimônia, podem ser um ativo precioso para reforçar as equipes.

 

10º Viverás o espírito de uma olimpíada

São nove dias para respirar esporte, convenientemente posicionados na Semana Universitária, na qual não há aulas. Aproveite e viva o clima de uma olimpíada, com diversos esportes em diversos locais de toda a UnB. Represente seu curso com paixão e apoie os atletas que estarão lhe representando na torcida! O que torna os JIUnBs um evento ímpar é justamente o entusiasmo de todos que compõem a comunidade universitária.

 

Para finalizar, o décimo primeiro mandamento:

Te divertirás

Praticar esporte é, além de todos os benefícios físicos, mentais e sociais, extremamente divertido! A edição 2017 dos JIUnBs tem diversão para todos os gostos. Então, no final das contas, “don’t worry and be happy”! Se divirta!

registrado em:
Fim do conteúdo da página